domingo, 29 de novembro de 2009

Como se relacionar com a mídia

Por Magda Marques

A jornalista Maristela Mafei sempre buscou estar atenta às tendências do mercado de comunicação. O livro Como se Relacionar com a Midia traz ao longo de dez capítulos ensinamentos para assessores de imprensa, estudantes de jornalismo e de relações públicas. Publicado pela Editora Contexto veio colaborar com o ensino acadêmico expondo a história da profissão, além da discussão de temas atuais. Ela retrata a função do assessor relatando casos, vivências, macetes e como gerenciar crises institucionais.

A obra oferece dicas úteis para quem almeja trabalhar neste mercado cada vez mais competitivo, em que a circulação de notícias corre em ritmo acelerado. Ressalta a importância deste trabalho que tem crescido, favorecendo não só artistas como empresas. O conteúdo expõe também parte da história do Grupo Máquina da Notícia, uma das maiores agências de comunicação corporativa do país, fundado há dez anos pela autora.

É comum nos períodos de crise que matérias negativas sejam publicadas por diversos veículos de comunicação. O assessor de imprensa é que irá gerenciar a situação. A autora Maristela Mafei afirma que é necessário um plano de contingência para ser acionado em situação de crise. “Nessas horas, é preciso tomar medidas que não paralisem a instituição e que ajudem as decisões a fluírem melhor, tirando o assessorado da crise o quanto antes”, diz a jornalista.

Assessor de imprensa ou relações públicas? Essa discussão levanta muitas hipóteses. A pesar das diferenças, a autora defende que as práticas se complementam. “Hoje não se concebe a existência de um bom assessor de imprensa que possa prescindir de uma gama de instrumentos da área de comunicação, todos abrigados sob o conceito do que se poderia chamar relações públicas”, ressalta Maristela Mafei.

Para que o trabalho de assessoria seja feito de forma eficiente é preciso estar em contato permanente com a mídia. A jornalista fala de particularidades que distinguem os assessores de imprensa, muitas vezes mal vistos pelas redações de grandes veículos. O livro situa o jovem profissional neste segmento da comunicação, chamando sua atenção para o exercício consciente da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário