sábado, 7 de novembro de 2009

Filme Irreversível

Disciplina: Semiótica
Análise do filme Irreversível

Por Magda Marques

O filme começa pelo final com a exibição dos créditos em letras invertidas. O diretor Gaspar Noé usa uma estrutura narrativa e ordem cronológica invertida para manejar as expectativas do espectador, que espera ver logo o desenrolar da cena para entender o porquê dos atos que se sucedem. O filme inicia com cenas perturbadoras, que causam certo desconforto pela constante oscilação da câmera e obscuridade na imagem. A exemplo de uma das primeiras cenas, na segunda tomada do filme, quando o personagem Pierre ao defender seu amigo Marcus, em uma boate gay, espanca violentamente com um extintor a face do homem que o agredia. Esses personagens e motivações para essa ação violenta só são conhecidos e compreendidos mais tarde no decorrer das cenas. Com isso, a cada seguimento se usa de mecanismo narrativo que prorroga a resposta emocional daquele que assiste ao filme.
A primeira parte de
Irreversível é construída de seqüências com planos em movimento, com certa obscuridade na cena e mobilidade da câmera tornando os personagens e cenários difíceis de reconhecer em meio a tamanha poluição visual e sonora. Como exemplo, as cenas dentro da boate gay sado-masoquista. A imagem poluída e de pouca iluminação de alguns planos contínuos do filme reforça a sensação de realidade nas tomadas de violência e ódio expressadas pelos personagens. A exemplo da cena de estupro e morte da mulher de Marcus, quando nessa, a câmera é colocada no nível do solo. Os ângulos e rotações ainda serviram para separar cada “take”. Quando a câmera girava de forma desfocada e surreal nas primeiras seqüências do filme, isso indicava que um retrocesso tinha recém ocorrido na trama, passando ao público que estaríamos a presenciar uma nova seqüência. Nas cenas finais a iluminação fica mais clara e nítida, passando boas sensações. Por exemplo, quando os três amigos estão juntos e alegres conversando no trem e no elevador. No inicio (ou final), o filme de Gaspar Noé mostra com a frase, “o Tempo tudo destrói”, a impossibilidade de reverter acontecimentos determinantes, dependendo ou não de nós.
Ano de lançamento: França - 2002
Direção: Gaspar Noé
Atores: Monica Bellucci, Vincent Cassel , Albert Dupontel , Philippe Nahon , Jo Prestia
Duração: 01h39min
Descrição: Dois amigos partem em uma busca desesperada atrás da pessoa que estuprou a namorada de um deles.

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